Patrimônio Cultural e Natural
INVENTÁRIO DE BENS CULTURAIS
O inventário cultural se baseia no cadastro de todos os bens culturais com interesse de preservação de uma localidade, sejam eles de qualquer espécie, materiais ou imateriais. Através de pesquisa em campo o acervo é identificado, catalogado, estudado e posteriormente divulgado, proporcionando assim conhecimento e conseqüente conscientização e proteção.
TOMBAMENTO DE BENS MATERIAIS E REGISTRO DE BENS IMATERIAIS
A proteção legal que um bem cultural pode possuir é o tombamento para bens materiais, e o registro para bens imateriais. Decretados através do ato administrativo, nas instâncias municipal, estadual e/ou federal, estes instrumentos de proteção garantem a continuidade e preservação da história de um povo.
Uma pesquisa multidisciplinar deve ser realizada para compor o dossiê de tombamento ou de registro obtendo assim um material preciso sobre o valor histórico e cultural daquele bem.
AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS HISTÓRICOS
ESTUDOS HISTÓRICOS, ARQUEOLÓGICOS E URBANOS
Desenvolvemos estudos e pesquisas históricas, arqueológicas e culturais com diversas finalidades. Os principais estudos são para compor projetos de restauração ou intervenção, planos de salvaguarda de acervo histórico, diagnóstico do patrimônio histórico e arqueológico, relatório de impacto ambiental, plano diretor, produção de livros e cartilhas temáticas, entre outros.
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
A educação patrimonial é um instrumento de “alfabetização cultural”, proporciona às crianças, jovens e/ou adultos o conhecimento necessário para que os mesmos apropriem-se de sua história e de seu acervo histórico/cultural, gerando assim a valorização e preservação.
A Temporis elabora e desenvolve projetos específicos para cada público e intenção. Participa de debates, palestras, oficinas, cursos, sempre em parceria com as Prefeituras ou demais entidades envolvidas com a preservação do patrimônio histórico e cultural.